Câncer de Rim

As lesões tumorais renais antigamente se manifestavam como massas volumosas abdominais, que promoviam dor e sangramento na urina. Hoje em dia, com o advento e disseminação dos métodos de imagem (tomografia e ultrassom), o diagnóstico tem sido realizado cada vez mais em estágios iniciais, antes mesmo do surgimento destes sintomas. O câncer de rim é considerado o tumor urológico mais agressivo, e por isto deve ser tratado de maneira rápida, eficaz e definitiva. Representa de 2-3% dos canceres no adulto e apresenta maior incidência no sexo masculino.

O procedimento padrão na maioria dos casos é a ressecção cirúrgica da lesão, podendo ou não estar associada à retirada do rim acometido. 

Uma dúvida frequente entre os pacientes é o diagnóstico de cisto renal durante exames de rotina. Os cistos são acúmulos de liquido no rim, e se diagnosticados como cisto SIMPLES, NÃO apresentam risco de se tornarem tumor maligno. Entretanto, existem alguns cistos complexos que devem ser tratados como tumor devido ao risco de desenvolvimento de câncer renal, por isso na presença destes achados, procure um urologista para avaliação individualizada. 

A cirurgia para retirada da lesão pode ser feita da maneira convencional com corte amplo, ou via laparoscópica que consiste em pequenos cortes e realização do procedimento por vídeo ou, mais atualmente, por via robô assistida. A via robô assistida consiste na passagem dos materiais utilizados na cirurgia por pequenos orifícios e realização do procedimento com o auxílio da plataforma robótica. 

Oriento dar uma passada na aba sobre procedimentos minimamente invasivos e cirurgia robótica aqui do site para maiores detalhes. 

Locais de Atendimento

Clicando no botão abaixo você será redirecionado aos locais onde presto atendimento nas regiões de Betim e Belo Horizonte, junto com localização de cada local e seus respectivos telefones.

Para dúvidas sobre procedimentos e orientações gerais, você pode utilizar o campo contato logo abaixo.

Contato

Tire suas dúvidas sobre procedimentos e orientações utilizando o formulário e redes sociais. Caso prefira fazer um agendamento, entre em contato via WhatsApp clicando no botão abaixo.