Orientações

Pós-operatórias

Após um procedimento cirúrgico, o médico deve orientar ao seu paciente sobre quais cuidados devem ser tomados. 

Habitualmente, é orientado um período de repouso, mesmo nos procedimentos menores. Este período é variado e pode ser de alguns dias até por meses dependendo do porte da cirurgia e das necessidades individuais.  

No pós-operatório, é importante lembrar-se sempre de manter as feridas operatórias limpas e secas, com troca de curativo enquanto a cicatrização não estiver completa. É habitual a necessidade de realizar troca diária dos curativos nos primeiros 05-07 dias após o procedimento. 

Algumas orientações especificas por procedimento:

  • Procedimento de postectomia (fimose): O paciente deve evitar relação sexual por 40 dias após o procedimento.
  • Procedimento de vasectomia: O paciente deve manter método contraceptivo até confirmação do sucesso cirúrgico por meio do espermograma zerado, isto pode levar até 03 meses.
  • Procedimento com implante de cateter interno duplo J: O Duplo J é um cateter que, em alguns pacientes, não promoverá sintomas. Entretanto, é possível que ocorram alguns incômodos como cólicas, dor ao urinar e, às vezes, infecção. O mais importante do Duplo J é NÃO deixar de manter o acompanhamento com o urologista para que a programação da retirada do mesmo seja feita.
  • Procedimento que requer alta com uso de sonda vesical de demora (sonda de urina pelo pênis): Antes da alta hospitalar lembre-se de solicitar que a equipe médica e de enfermagem ensine como será o manuseio da sonda. É normal sair um pouco de urina ao redor da sonda e esta incomodar durante seu uso. O paciente deve ficar atento ao fluxo de urina, pois a interrupção do fluxo é uma urgência e o paciente deve procurar o pronto atendimento.
  • Procedimento de prostatectomia radical (retirada da próstata): O paciente deve sair do hospital com orientações quanto a cuidados com a sonda, além de orientações para fisioterapia miccional. Algumas manobras são uteis e podem ser realizadas pelo paciente até que ele consiga um profissional qualificado. São elas: 1) Tentar prender a urina pelo menos 3 horas, isto após a retirada da sonda. Enquanto em uso da mesma, pode-se tentar realizar o pinçamento da sonda ou prensa da musculatura peniana e pélvica. 2) Agachamento com as costas na parede e prendendo a urina com auxílio da prensa abdominal. 3) Movimento de “pinçar” o ânus durante a evacuação, ou seja, cortar as fezes durante a evacuação. Estes exercícios visam o fortalecimento do assoalho pélvico e tendem a auxiliar o retorno mais precoce da continência nestes pacientes.

Qualquer dúvida lembre-se sempre que o médico e o paciente devem manter um diálogo antes e após o procedimento. O conhecimento é a maior alternativa para um bom tratamento.

Locais de Atendimento

Clicando no botão abaixo você será redirecionado aos locais onde presto atendimento nas regiões de Betim e Belo Horizonte, junto com localização de cada local e seus respectivos telefones.

Para dúvidas sobre procedimentos e orientações gerais, você pode utilizar o campo contato logo abaixo.

Contato

Tire suas dúvidas sobre procedimentos e orientações utilizando o formulário e redes sociais. Caso prefira fazer um agendamento, entre em contato via WhatsApp clicando no botão abaixo.