Câncer de Prostata

A próstata é um órgão do tamanho de uma noz situado logo abaixo da bexiga e tem como principal função armazenar e secretar um fluido que constitui de 10% a 30% do volume do fluido seminal, que, junto com os espermatozoides, constitui o sêmen. É na próstata que ocorre o segundo câncer mais comum em indivíduos do sexo masculino (o primeiro é o câncer de pele). Estima-se que 1 a cada 7 homens apresentará diagnóstico de câncer de próstata ao longo da vida. São fatores relacionados ao aumento do risco de desenvolvimento de câncer de próstata: 1) obesidade, 2) afro descendência e 3) histórico familiar. Até o momento não se tem comprovação de alimentos que podem se comportar diretamente como fator de risco. 

A maioria dos pacientes com câncer de próstata não apresentam sintomas, por isto a Sociedade Brasileira de Urologia recomenda o rastreio anual em todos os homens a partir dos 50 anos, e nos homens com algum dos fatores de risco sinalizados anteriormente, a partir dos 45 anos. O rastreio é feito por meio do toque retal e da dosagem do PSA (realizada por exame de sangue). Ambos os exames são importantes e se complementam.  

É possível, em alguns casos, que os pacientes com câncer de próstata apresentem sintomas como, por exemplo, sangramento na urina, dor óssea, dificuldade para urinar e perda de peso.

O acompanhamento, diagnóstico e tratamento do câncer de próstata é feito pelo urologista, que deve ofertar a melhor conduta em cada caso, tendo como base as características individuais do paciente e do quadro clínico. Recomendo a leitura da aba de ‘Procedimentos Minimamente Invasivos e Robóticos’ aqui do site para complementar o conhecimento. 

Outra alteração comum na próstata é o seu aumento, porém, sem desenvolvimento de células cancerígenas. Nesse caso, os sintomas mais comuns são associados ao estreitamento da uretra, que é o canal por onde sai a urina, e por isto, o paciente apresentará jato fraco, esforço abdominal, sensação de resíduo pós miccional (esvaziamento incompleto da bexiga) e micções mais frequentes. Diante destes sintomas, não deixe de procurar o urologista para avaliação do quadro, que pode ter como tratamento medicação ou procedimento cirúrgicos. 

Locais de Atendimento

Clicando no botão abaixo você será redirecionado aos locais onde presto atendimento nas regiões de Betim e Belo Horizonte, junto com localização de cada local e seus respectivos telefones.

Para dúvidas sobre procedimentos e orientações gerais, você pode utilizar o campo contato logo abaixo.

Contato

Tire suas dúvidas sobre procedimentos e orientações utilizando o formulário e redes sociais. Caso prefira fazer um agendamento, entre em contato via WhatsApp clicando no botão abaixo.