Orientações

Pré-operatórias

O procedimento cirúrgico é o momento no qual o paciente confia sua saúde ao médico que foi escolhido. Mas a relação entre o médico e o paciente não deve se resumir a ele, principalmente se estamos falando em cirurgias eletivas. Em todo o processo para a realização de uma cirurgia, o paciente e o médico devem estar em harmonia. 

Antes da cirurgia, o paciente deve ter a oportunidade de fazer perguntas ao profissional que conduzirá o procedimento, esclarecer suas dúvidas, estar ciente dos riscos do procedimento, indicações, outras opções possíveis, taxas de sucesso e insucesso, além das possíveis complicações e orientações pré-operatórias.

Elenco aqui algumas orientações pré-operatórias aos pacientes, que são validas para todos procedimentos eletivos:

O que pode:

  • Ter esclarecido todos os questionamentos pelo médico responsável.
  • Respeitar o jejum necessário de água e sólidos.
  • No dia do procedimento, chegar ao hospital com uma hora de antecedência do horário agendado para realizar a internação, sempre portando TODOS exames e risco cirúrgico.
  • Realizar uma avaliação cardiológica e anestesiológica antes do procedimento.
  • Atentar-se para algumas medicações que devem ser suspensas antes do procedimento. A avaliação com o cardiologista auxilia nesta parte, mas qualquer dúvida entre em contato com seu médico.

O que não pode:

  • Não ir sozinho para o procedimento eletivo, é fundamental ter acompanhante durante a internação e após a cirurgia. O acompanhante é fundamental, é para ele que o médico passará inicialmente como foi o procedimento, além de ser a pessoa que ficará mais próxima do paciente no pós-operatório imediato, e com isto estará atento a qualquer mudança para acionar a equipe médica e de enfermagem do hospital.
  • Não fazer uso de bebidas alcoólicas, esta é uma recomendação válida para a vida e principalmente antes de procedimentos cirúrgicos.
  • Não fumar. O tabagismo deve ser suspenso idealmente dois meses antes de qualquer procedimento cirúrgico eletivo.
  • Fazer tricotomia ou raspagem da área cirúrgica em casa. Esta orientação, que já foi verídica, não é mais indicada. A tricotomia atualmente é feita no pré-operatório imediato utilizando lamina estéril para evitar micro lesões e risco de infecção do sitio cirúrgico (ferida operatória).
  • Não utilizar medicações ansiolíticas ou calmantes antes do procedimento sem orientação e autorização médica.

Qualquer dúvida lembre-se sempre que o médico e o paciente devem manter um diálogo antes e após o procedimento. O conhecimento é a maior alternativa para um bom tratamento.

Locais de Atendimento

Clicando no botão abaixo você será redirecionado aos locais onde presto atendimento nas regiões de Betim e Belo Horizonte, junto com localização de cada local e seus respectivos telefones.

Para dúvidas sobre procedimentos e orientações gerais, você pode utilizar o campo contato logo abaixo.

Contato

Tire suas dúvidas sobre procedimentos e orientações utilizando o formulário e redes sociais. Caso prefira fazer um agendamento, entre em contato via WhatsApp clicando no botão abaixo.