Câncer de Bexiga

O câncer de bexiga é o nono câncer mais comum no mundo e está diretamente relacionado a fatores ambientais. 

Ele se manifesta inicialmente, na maioria dos casos, pela presença de sangramento na urina, o que por si só já deve alertar ao paciente a procurar o urologista. O câncer de bexiga é um câncer agressivo, que, quando diagnosticado precocemente, pode apresentar tratamento endoscópico (tratamento realizado por via da uretra sem necessidade de corte externo). Entretanto, quando já avançado, muitas vezes é necessário a retirada completa da bexiga. 

Dentre os fatores de risco associados ao câncer de bexiga o principal é o TABAGISMO. Outros fatores de risco são: alimentação não saudável, abuso de analgésicos, inflamação e infecção crônicas da bexiga e radioterapia pélvica. Uma vida com hábitos saudáveis, prática de atividades físicas regulares e dieta rica em fibra e frutas são dicas importantes para diminuir o risco de desenvolver este tumor.  

 

Normalmente, a cirurgia realizada nos tumores em fase inicial é a ressecção trans-uretral da bexiga – que significa a “raspagem” do tumor por via uretral sem necessidade de cortes externos. 

Nos casos de tumores irressecáveis, seja pelo seu tamanho, seja pela profundidade ou por estar avançado nas camadas profundas da bexiga, normalmente é indicada a cirurgia de retirada completa da bexiga. Após a retirada da bexiga, sua reconstrução pode ser com a formação de uma neo-bexiga (casos em que os pacientes mantêm a micção por via fisiológica) ou com a necessidade de colocação de uma ostomia para saída da urina (bolsinha na barriga). Cada caso deve ser individualizado e avaliado em conjunto com o urologista, paciente e uma equipe multidisciplinar. 

Locais de Atendimento

Clicando no botão abaixo você será redirecionado aos locais onde presto atendimento nas regiões de Betim e Belo Horizonte, junto com localização de cada local e seus respectivos telefones.

Para dúvidas sobre procedimentos e orientações gerais, você pode utilizar o campo contato logo abaixo.

Contato

Tire suas dúvidas sobre procedimentos e orientações utilizando o formulário e redes sociais. Caso prefira fazer um agendamento, entre em contato via WhatsApp clicando no botão abaixo.