Cálculos Renais
O cálculo renal (“pedra nos rins”) é tão frequente que se estima que 1 em cada 10 pessoas irão apresentar um quadro deste ao longo da vida. Nos últimos anos, sua incidência tem crescido, por motivos diversos como mudanças alimentares, baixa ingestão de água (um adulto saudável deve ingerir em média de 2-3 litros de água por dia) e hábitos de vida pouco saudáveis.
Isso porque a formação do cálculo pode estar associada a hidratação inadequada, ao consumo aumentado de sódio e proteína, à obesidade, e também a fatores como cirurgia bariátrica previa e algumas doenças genéticas.
O cálculo no rim, na maioria dos casos, é assintomático, isto é, não apresenta sintomas, entretanto, quando são encontrados em muita quantidade ou se são volumosos, ou ainda, se estão associados a infecção, devem ser tratados.
Geralmente, o quadro que leva o paciente ao pronto atendimento é quando um cálculo desce do rim e passa a obstruir o ureter (canal que liga o rim a bexiga), e com isto promove uma dor intensa em cólica. Algumas pacientes mulheres que já passaram por gestações alegam, inclusive, que a dor é mais forte que a do próprio parto.
O tratamento do cálculo renal deve levar em consideração o seu tamanho, algumas características e morbidades do paciente. Em geral, o tratamento é realizado por meio da LECO (ondas de ultrassom externas), da Ureterolitotripsia Flexível (conhecida popularmente como LASER, que é o procedimento da fragmentação do cálculo via uretral, sem corte), e também por procedimentos mais invasivos, como a cirurgia aberta.
O tratamento do cálculo no ureter pode ser realizado por meio de medicação ou pela abordagem cirúrgica. O objetivo principal da abordagem cirúrgica é a descompressão da via urinaria, isto é, desobstruir o ureter. A cirurgia mais frequentemente realizada é a Ureterolitotripsia. Alguns pacientes, após o procedimento, podem ficar com um cateter interno, chamado de duplo J, que pode ocasionar certo incômodo. É parte importante do tratamento a realização de acompanhamento pós-cirúrgico e programação para retirada do cateter.
Locais de Atendimento
Clicando no botão abaixo você será redirecionado aos locais onde presto atendimento nas regiões de Betim e Belo Horizonte, junto com localização de cada local e seus respectivos telefones.
Para dúvidas sobre procedimentos e orientações gerais, você pode utilizar o campo contato logo abaixo.
Contato
Tire suas dúvidas sobre procedimentos e orientações utilizando o formulário e redes sociais. Caso prefira fazer um agendamento, entre em contato via WhatsApp clicando no botão abaixo.