Novas Plataformas de Cirurgia Robótica: o que muda com a quebra da patente do Da Vinci?

Novas Plataformas de Cirurgia Robótica: o que muda com a quebra da patente do Da Vinci?

A cirurgia robótica vem ganhando cada vez mais espaço no cenário da medicina. Conhecida por sua alta precisão, menor invasividade e recuperação mais rápida, essa tecnologia tem transformado a forma como diversos procedimentos são realizados, especialmente na urologia, ginecologia e cirurgia geral.

No entanto, até pouco tempo atrás, o mercado de cirurgia robótica era praticamente monopolizado pela plataforma Da Vinci, da empresa norte-americana Intuitive Surgical. Mas esse cenário está mudando.

A quebra da patente da Intuitive: o que isso significa?

Com a recente quebra da patente do robô Da Vinci, outras empresas puderam desenvolver e comercializar suas próprias plataformas de cirurgia robótica, trazendo mais opções ao mercado e, principalmente, tornando os procedimentos mais acessíveis aos hospitais e pacientes.

A quebra de patentes abre espaço para concorrência saudável, inovação tecnológica e, o mais importante, redução de custos. O alto investimento necessário para aquisição e manutenção da plataforma Da Vinci sempre foi uma das maiores barreiras para a ampliação da cirurgia robótica. Agora, novos players prometem mudar esse cenário.

Conheça as novas plataformas de cirurgia robótica

Diversas empresas ao redor do mundo vêm investindo em plataformas que oferecem os mesmos benefícios da cirurgia robótica, com abordagens e tecnologias distintas. Entre os principais nomes que vêm se destacando, estão:

1. Toumai

Desenvolvida por uma empresa chinesa, a Toumai Surgical System traz uma proposta moderna e semelhante à Da Vinci, com o diferencial de custos mais acessíveis. A ideia é democratizar o acesso à cirurgia robótica sem perder em qualidade ou segurança.

Além disso, a empresa investe em tecnologias de visualização 3D, braços robóticos mais compactos e um console intuitivo para o cirurgião, com foco na ergonomia e na precisão cirúrgica.

2. Hugo™ RAS

Criado pela Medtronic, uma das maiores empresas de tecnologia médica do mundo, o Hugo RAS (Robotic-Assisted Surgery) tem como diferencial a modularidade dos braços robóticos e um sistema de captura e análise de dados em tempo real. Isso permite um acompanhamento detalhado dos procedimentos e apoio na tomada de decisões clínicas.

3. Versius

O Versius, da empresa britânica CMR Surgical, é uma plataforma com design mais compacto e flexível, permitindo maior mobilidade dentro do centro cirúrgico. O console é diferente do tradicional: o cirurgião opera sentado em uma estação aberta, o que favorece a comunicação com a equipe e reduz a fadiga em procedimentos longos.

Quer saber mais? Assista o vídeo – Conheça as plataformas robóticas utilizadas na urologia

E no Brasil? Como está a adoção dessas novas plataformas?

Atualmente, no Brasil, a plataforma Da Vinci ainda é a mais utilizada — especialmente em grandes centros como São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. No entanto, com a entrada de novas tecnologias como a Toumai, Hugo RAS e Versius, espera-se que a cirurgia robótica se torne cada vez mais presente em hospitais de médio porte e em cidades fora dos grandes eixos.

Em Belo Horizonte, por exemplo, os procedimentos ainda são realizados majoritariamente com o Da Vinci. Mas com a chegada de representantes dessas novas plataformas, é possível que em breve vejamos uma ampliação na oferta de cirurgias robóticas com diferentes tecnologias.

Quais os benefícios da cirurgia robótica para os pacientes?

Independentemente da plataforma utilizada, a cirurgia robótica oferece vantagens significativas em relação às técnicas tradicionais:

  • Menores incisões, o que resulta em menos dor e cicatrizes;
  • Menor tempo de internação e recuperação mais rápida;
  • Menor risco de complicações e infecções;
  • Maior precisão cirúrgica, especialmente em áreas delicadas;
  • Melhores resultados funcionais e estéticos.

Conclusão

A chegada de novas plataformas de cirurgia robótica representa um avanço importante para a medicina brasileira. Com mais opções disponíveis, a tendência é que os custos dos procedimentos diminuam, tornando a tecnologia mais acessível a um número maior de pacientes.

Ficou com dúvidas sobre as novas plataformas ou quer saber mais sobre cirurgia robótica? Acompanhe nossos conteúdos e descubra como esse tipo de procedimento pode beneficiar você ou alguém da sua família.

Author picture

Urologista pela UFMG, especialista em Uro-Oncologia e Cirurgia Minimamente Invasiva. Atua com cirurgia robótica e é professor universitário.

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Compartilhe:

Posts recentes:

Contatos:

Endereço:

Todos os direitos reservados ao Dr. Guilherme Canabrava. Desenvolvido por Sites Médicos Rápidos.